ambiental-770x380

É certo que o sucesso de seu negócio depende de vários fatores. Se faz necessário, antes de se colocar um produto ou um serviço no mercado, que se conheça bem as etapas, o passo a passo dos processos, e, principalmente, as regras que influenciam, direta ou indiretamente a operação da atividade.

Aqueles que exploram, direta ou indiretamente, o meio ambiente, e que em decorrência de sua atividade podem causar significativa degradação do meio ambiente estão sujeitos ao controle do órgão ambiental competente (federal, estadual ou municipal), que não só podem, mas devem exigir, no seio do licenciamento ambiental da atividade, a adoção de medidas que afastem ou reduzam os riscos de impactos negativos ao meio ambiente.

Sempre que a atividade humana se faz presente, transformando o espaço natural, há, inegavelmente, impactos sobre o meio ambiente, os quais precisam ser mensurados e acompanhados de perto por todos, em especial pelos órgãos de controle ambiental, integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA).

Neste sentido, um planejamento que leve em consideração a dimensão da legislação ambiental e suas exigências, pode trazer vantagens estratégicas ao empreendedor, uma vez que este estará se antecipando às exigências impostas pela lei para o desenvolvimento de sua atividade. Ademais, uma sociedade cada vez exigente, do ponto de vista da ética e da responsabilidade sócioambiental é uma tendência em todo o mundo. Sendo assim, a adoção de medidas que visem o afastamento de riscos de danos ao meio ambiente, para as presentes e futuras gerações serão sempre vistas como práticas de elevado conteúdo ético, o que por si produzem impactos extremamente positivos sobre a consciência sócioambiental do consumidor.

No que consiste, em síntese, este planejamento ambiental estratégico? É bem mais do que uma consultoria ambiental ou uma consultoria jurídico-ambiental. Trata-se de uma metodologia de acompanhamento técnico e jurídico ambiental que possa assegurar ao empreendedor, segurança e sustentabilidade econômica e ambiental para o seu negócio. Neste contexto, analisa-se, desde a fase inicial da atividade, a viabilidade econômica e ambiental do empreendimento, desde a escolha do local onde este pretende se instalar, as implicações jurídico-ambientais da instalação e da operação do empreendimento (industrial, imobiliário, energético, etc.).

Trata-se, portanto, de serviço especializado, de conteúdo transdisciplinar, capaz de auxiliar o empreendedor em sua jornada rumo a sustentabilidade de seu negócio. Este serviço é prestado pelo escritório Sérgio Gurgel Advocacia Ambiental, que possui em sua estrutura uma equipe de profissionais qualificados (juristas especializados em direito ambiental e que têm outras formações acadêmicas, na área ambiental), que oferece todo o suporte necessário ao êxito de sua atividade, do ponto de vista econômico e, mais ainda, do ponto de vista da sustentabilidade ambiental.

OBS: Imagem extraída do site: http://www.aguaviva.bio.br/planejamento-ambiental/. Acesso em 29 de abril de 2017.